Lâmpadas LEDs, Iluminação em LED, Tecnologia em LED
SAC (11) 3815-3511
     (11) 3816-6937

História do LED

História do LED

O que é LED?

LED (“Light Emitting Diode”- diodo emissor de luz) é um semicondutor que quando submetido a energia elétrica, emite radiação sob a forma de luz. O primeiro LED surgiu em 1962 e foi desenvolvido por um engenheiro da General Electric – Nick Holoniak Jr. e produzido unicamente na cor vermelha. Alguns anos mais tarde foram lançados nas cores verde e amarelo. Esses LED’s foram usados como luzes indicadoras em muitos dispositivos.

Após uma grande evolução tecnológica (através das pesquisas de Shuii Nakamura) foi desenvolvido o LED na cor azul. Graças a introdução desta tecnologia foi possível obter a tão desejada cor branca, pela combinação das três cores básicas – vermelho, verde e azul (RGB – “red, green and blue”), Essas cores quando misturadas em diferentes intensidades podem reproduzir, também, diversas cores.

Com mais pesquisas, finalmente consegui-se criar o LED branco, que foi gerado na combinação do led AZUL com uma camada de fósforo. As aplicações do LED, que anteriormente serviam apenas para sinalização, hoje, são vastíssimas, pois as novas gerações de LEDs (High Power LEDs) substituem as tradicionais lâmpadas de iluminação em diversos segmentos, inclusive na Indústria Automobilística.

A cor da luz emitida pelo LED depende do material semicondutor utilizado na sua construção. Os mais usados são: arseniato de gálio (Ga-As) e fosfeto de gálio (GaP). Ao longo dos últimos anos os LEDs passaram pela mais diferentes tecnologias e gerações. A 6° geração foi a primeira dedicada a iluminação. As evoluções não param e a cada momento surgem novas tecnologias, cada vez mais eficientes.


Evolução dos Encapsulamentos dos LEDs

Um fator importante para garantir a qualidade de um LED de alta potência é o gerenciamento adequado do calor emitido pelo chip do mesmo. Encapsulamentos que incorporam tecnologia de ponta como o utilizado nos LEDs de potência LUXEON®, permitem o melhor gerenciamento da capacidade térmica.

Através da utilização de um contato térmico dedicado, o calor é eficientemente transferido do chip do LED para o ambiente. Devido às características e capacidades únicas do projeto térmico os LEDs LUXEON® podem suportar temperaturas de junção mais elevadas possibilitando um desempenho superior na geração de luz.

encaplusalamento

Endereço

Rua MMDC, nº 521
Butantã - São Paulo
CEP 05510-021 - SP
Ver mapa ampliado

Fale Conosco

Tel.: (11) 3815-3511 / (11) 3816-6937
E-mail: vendas@solelux.com.br

Iluminação Ecológica

O Led é altamente eficiente, pois converte mais de 80% da energia em luz. Por essa razão o led é hoje uma excelente opção para a troca da maioria das lâmpadas existentes.
Entretanto, o led tem um custo alto e por isso antes de qualquer troca é necessário fazer uma análise de viabilidade econômica, para selecionar onde se terá um retorno (“pay back”) mais rápido.

Download

A Solelux disponibiliza pra você uma área especial para download, com softawares gratuitos e utilizado por muitos profissionais em todo mundo, está disponível em diversos idiomas.

• Download - Ligthting Design
• Catálogo de Download
• Especificação Mecânica
• Dialux
• Arquivos IES

Clique aqui para acessar.